Mappim

Chuvas devastadoras no Espírito Santo: 17 mortes confirmadas e milhares afetados

Por Fernanda Silva/Bahiaextremosul em 25/03/2024 às 11:51:11

Foto: Reprodução

A situação no Espírito Santo é de preocupação após as intensas chuvas que assolaram o estado nos últimos dias. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) confirmou um total de 17 mortes em decorrência dos eventos climáticos, sendo 15 em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá.

De acordo com o último boletim extraordinário da Defesa Civil do estado, divulgado às 11h deste domingo (24), estima-se que 5.481 pessoas estejam desalojadas, além de 255 desabrigados em função das chuvas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, agiu prontamente, decretando situação de emergência no sábado (23) em diversos municípios impactados pelas fortes precipitações que castigaram a região sul do estado desde a noite de sexta-feira (22).

O Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, estabeleceu a situação de emergência nos seguintes municípios: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Apesar dos desafios enfrentados, as equipes da Defesa Civil continuam incansavelmente trabalhando para prestar assistência às comunidades afetadas. Felizmente, o nível da água está diminuindo, o que possibilita a chegada de ajuda a áreas anteriormente inacessíveis. No entanto, os estragos são visíveis em várias localidades, com relatos de deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Vídeos registrados por moradores das áreas atingidas e obtidos pela TVE Espírito Santo revelam a magnitude da devastação. Ruas transformadas em rios, correntezas arrastando dezenas de carros, animais ilhados em meio às inundações, operações de resgate em botes e moradores clamando por socorro nos telhados de suas casas são cenas impactantes. Algumas imagens mostram a água alcançando até três metros de altura, representando a gravidade da situação.

Diante desse cenário desafiador, é crucial a união de esforços para mitigar os danos e prestar apoio às famílias afetadas por essa tragédia natural.