Mappim

Homem morre por complicações da chikungunya em Teixeira; outras 6 pessoas estão internadas com arbovirose

Por Sul Bahia news em 12/03/2024 às 16:20:12

Foto: Reprodução

A morte de um homem de 33 anos com comorbidades, por complicações da chikungunya, foi confirmada no boletim epidemiológico da secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas no último dia 8 de março. Nesta segunda, 11, a prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIEP) e Programa de Endemias, informou que Teixeira de Freitas já se encontra em Risco Alto (Nível 3) para as ocorrências de arboviroses.

Segundo a última atualização, já foram notificados à VIEP 1.702 casos de arboviroses de janeiro até o momento. Somente na semana entre os dias 3 e 10 de março foram informados 558 casos, um aumento de 107,4% em relação à semana anterior. Repetir vídeo Curtir 20 Pós-graduação em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil De acordo com o último censo de ocupação de leitos, há 6 pacientes internados na enfermaria e nenhum em leito de UTI, tanto no Hospital Municipal como na rede privada. Na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), há 2 crianças internadas.

Diante deste cenário, a prefeitura executa uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti como: aplicação de pulverizador costal com inseticida para eliminar os mosquitos adultos, monitoramento por drone de estruturas que apresentam água parada, e mutirões em vários bairros da cidade voltados para a coleta de entulhos nas vias públicas e às visitas domiciliares pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Juntamente com o Núcleo Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, a administração pública reivindicou o carro de dispersão de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como "Fumacê" , ao Governo do Estado, que foi atendido e está aguardando data para sua circulação, conforme cronograma da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). A participação ativa da comunidade na prevenção das arboviroses é essencial para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e os danos à saúde em decorrência dessas doenças. A Prefeitura disponibilizou o Disk Dengue, canal de comunicação para denúncias sobre possíveis criadouros do Aedes aegypti, que pode ser acessado pelo número (73) 3011-2763 de segunda a sexta-feira.