Mappim

Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, aponta pesquisa

O Instituto Datafolha divulgou nesta segunda-feira (11) uma pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro deste ano.

Por Redação em 11/03/2024 às 13:49:28

O Instituto Datafolha divulgou nesta segunda-feira (11) uma pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro deste ano. Pela primeira vez desde que anunciaram suas pré-candidaturas, Guilherme Boulos, do Psol, e o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, estão empatados tecnicamente. No primeiro cenário, com todos os pré-candidatos, o deputado federal tem 30% das intenções de voto contra 29% do emedebista. O levantamento também apontou um surpreendente crescimento de Maria Helena (Novo). Ela aparece na quarta posição, com 7%, apenas um ponto atrás de Tabata Amaral (PSB), a terceira colocada. Também foram listados Kim Kataguiri (União Brasil), que alcançou 4%, e Altino (PSTU), com 2%.

Há até mesmo um cenário em que Nunes aparece numericamente à frente de Boulos. Em uma projeção sem o nome de Kim Kataguiri, o atual prefeito chega a 30% ante 29% do seu principal adversário — ou seja, inverte-se o primeiro cenário. Tabata teria 9%, Marina Helena, 7%, e Altino 1%, com 16% de brancos e nulos e 7% de indecisos. Em outro cenário, sem Kim e Tabata — e com possível unificação das siglas de esquerda e centro-esquerda em torno de Boulos —, os dois rivais empatam com 33% cada. Marina Helena tem 8%, Altino, 2%. Brancos ou nulos somam 17% nessa projeção, com 7% de indecisos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp

Os resultados refletem uma melhora na avaliação do prefeito, que tinha 23% de aprovação em agosto e agora marcou 29%. Boulos é mais votado entre a elite, alcançando 42% entre quem tem ensino superior. Nunes, por sua vez, tem 34% entre católicos e 37% entre evangélicos. Tabata tenta furar a polarização mirando em Nunes e em Boulos, contando com o apoio dos ex-governadores Geraldo Alckmin (PSB) e Márcio França (PSB). No entanto, ela havia desempenhado melhor na pesquisa anterior, de agosto, com 11% das intenções, embora os levantamentos não sejam comparáveis, pois os concorrentes não são os mesmos.

Tags:   Política