Mappim

Alunos de medicina veterinária realizam estágio em fazenda modelo na criação de Nelore em Itamaraju

Por Cassio Marchesini em 24/01/2020 às 19:43:02




O Produtor Rural José Canal que possui propriedade no estado da Bahia, já se tornou parceiro de várias faculdades do estado Espírito Santo por promover em uma de suas propriedades um estágio do curso de Veterinário para diversos estudantes.




Zé Canal como é conhecido popularmente, enfatiza que faz questão de promover estas oportunidades porque acredita na força dos jovens e na força do trabalho: "Sempre ofereci essa oportunidade porque entendo que nossa juventude precisa viver essa experiência do dia a dia no campo. E sempre que posso faço questão de vir acompanhar os dias de estágio aqui em minha fazenda, gosto de participar do plano de atividades e dos projetos realizados no campo durante os treinamentos. Essa prática constante dos alunos com os animais é o que vai trazer um diferencial de aprendizagem para eles. Essa é a minha contra partida social, pelas bênçãos que Deus já derramou na minha vida e na vida de minha família", externou o produtor rural.


O empresário Cantarele da Loja Campo Verde Agronegócios que está há anos apoiando e atendendo os produtores rurais de Itamaraju e região, em parceria com o Grupo Facholi uma empresa de suplementação mineral e semente que tem dado suporte a fazenda Campo Belo, também acredita e fomenta junto com o Zé Canal o projeto social dos estagiários.


Uma turma de alunos que ainda está concluindo o estágio escreveu uma nota de agradecimento:

"O estágio na fazenda do senhor José Canal, foi uma escola para todos nós, lá vivenciamos na prática, tudo o que aprendemos na teoria. Agradecemos de coração ao nosso amigo Américo que nos deu todo apoio durante a nossa estadia aqui na fazenda. Que Deus continue abençoando a vida e a família do Sr. José Canal pela oportunidade que tem dado a todos nós disponibilizando este estágio todos os anos para outras turmas do curso de veterinário. Muito obrigado Zé Canal você é nota mil", diz a mensagem dos estagiários enviada ao site Cocobongo.


De acordo com o gerente da Fazenda Américo Júlio, a vivência prática que a o estágio proporciona para os estudantes visa prepará-los para o mercado de trabalho. "


O Palestrante Marcos Hilário Martins dos Santos representante do Grupo Facholi realizou uma palestra com o seguinte tema: Sistema de produção de gado de corte, para os estagiários que acompanharam atentamente sem perder nenhum detalhe.


Há mais de 10 anos que a fazenda Campo Belo vem apoiando o projeto social de estagiários de Ciências Agrárias e segundo o proprietário, há mais de 25 anos a Campo Belo, vem trabalhando e desenvolvendo a melhor Genética para a criação de gado Nelore da região baiana.


Estão altamente realizando o estágio na fazenda Campo Belo os estudantes: Matheus Soares Carvalho – UVV, Luanderson Queiroz Mendes – UVV, Nicolas Gouvea Dos Santos – ESFA, Iam Pereira De Oliveira Ribeiro – UVV. Na semana passada 05 mulheres do Curso Ciências Agrária também fizeram estágio na Fazenda e já retornaram ao estado do Espírito Santo.


O alojamento, a refeição e o deslocamento para realizar as atividades na fazenda são por conta do proprietário.