Mappim

Na Rússia, Valmir Assunção chama atenção para o combate à fome em encontro parlamentar

Por ASCOM em 04/10/2023 às 07:52:54

Foto: Arquivo Pessoal


Desde o dia 29 de setembro, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) participa de missão oficial em Moscou, capital da Rússia. O parlamentar baiano fez parte da comitiva que está na Conferência Parlamentar Internacional Rússia-América Latina, cujo intuito é debater temas para políticas de cooperação internacional entre a região latina e o país euroasiático.

Durante o encontro, o presidente da Rússia Vladimir Putin afirmou em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (02/10), último dia do encontro, que "a América Latina teve papel fundamental na política mundial" e disse estar convencido de que "a promoção do diálogo direto entre parlamentos abrirá oportunidades para aprofundar a nossa cooperação e expandi-la através de novas áreas de atividade conjunta".


Na ocasião, Valmir Assunção teve a oportunidade de protocolar uma manifestação. No discurso, o deputado federal disse que o encontro apontou temas, a exemplo do enfrentamento ao narcotráfico, ao crime organizado e aos crimes ambientais. No entanto, ele reiterou que "considerando a América Latina e a história do povo latino-americano, é fundamental que possamos aprimorar relações de intercâmbio que tratem do enfrentamento à pobreza, à insegurança alimentar".

"Aqui cito o presidente do meu país, Luís Inácio Lula da Silva, que em recente discurso na Assembleia da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), disse que a fome atinge hoje 735 milhões de seres humanos. Diante desta realidade, é importante que tratemos de mecanismos de combate às desigualdades sociais. Não há dúvidas de que as desigualdades sociais são um entrave a uma plena vivência da democracia", afirmou.