Mappim

Mesmo com cancelamento de desfile bandas marciais e diversas instituições sairão as ruas de Itamaraju

Por Henrique Peixoto em 06/09/2023 às 17:49:30

A população de Itamaraju, amarga com muita tristeza o cancelamento do tradicional Desfile da Independência do Brasil "7 de Setembro".

O desfile é organizado pela Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entretanto a decisão do cancelamento do evento teve foi justificada as diversas instituições mediante a queda na arrecadação e recursos do FPM.

Após a notícia do cancelamento diversas instituições que estavam se preparando para o desfile cívico, decidiram manter a apresentação nas avenidas do município, bairros e até mesmo em outras cidades.

O cancelamento do desfile acarretará em diversos prejuízos econômicos e culturais no município, sendo considerado por diversos segmentos comercias, artísticos e culturais um grande retrocesso.

Não é a primeira vez que o desfile cívico de 7 de setembro é cancelado em Itamaraju, justamente na gestão Marcelo Angência "Pra Cuidar e Viver". Antes a justificativa era a pandemia da Covid-19, agora o repasse do FPM e a próxima qual será a justificativa? Disse um integrante de uma das bandas marciais.

Alguns empresários e vereadores se colocaram à disposição em promover o desfile e financiar as despesas, entretanto é compreensível que jamais as escolas municipais seriam liberadas a participarem.

O desfile não será uma forma de protesto, muito menos uma afronta ao poder público, será uma liberdade de expressão, cultura, educacional e artística que concretiza os saberes, literatura e educação.

"Independência de Nosso Brasil", Independência de Nossa Cidade, Independência dos Povos!