Mappim

Oficinas de percussão com o Grupo Tambores e Cores de Salvador é realizado em Itamaraju

Por Amaral Jr / Fotos: Henrique Peixoto em 03/12/2019 às 13:56:41

A Prefeitura de Itamaraju junto com a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura realizaram o projeto Oficinas de Percussão com o grupo Tambores e Cores de Salvador nas escolas e bairros com o objetivo de mostrar e interagir as culturas afro-brasileira levando um pouco da musicalidade soteropolitana para a juventude itamarajuense.

O grupo iniciou a sua turnê na quinta feira visitando a Escola APAE e tocando com a Banda Marcial dos excepcionais apaianos, em seguida foi a vez da Escola Primavera e Escola Liberdade.


O Secretário de Esporte e Cultura, Cássio Cocobongo acompanhou as apresentações e destacou a importância do projeto para a juventude:

"A Prefeitura e a Secretaria de Esporte e Cultura tem realizado esforços para apoiar projetos culturais para o nosso município. Com intuito de homenagear o mês que celebramos a Consciência Negra, conseguimos trazer o Grupo Tambores e Cores que é hoje um expoente da cultura afro-brasileira não só em Salvador, mas também no exterior. Foi muito bom ver o sorriso no rosto de cada criança e adolescente que ficaram extasiado com a apresentação do Tambores e Cores que trouxe essa proposta musical do ritmo e da linguagem marcado pela presença intensa nas oficinas de percussão. As apresentações superaram as nossas expectativas e foi um grande sucesso. Agradeço ao Prefeito Dr. Marcelo e a todos envolvidos por nos ajudarem a desenvolver e enaltecer a nossa cultura, temos a certeza que muitas coisas boas ainda vamos realizar.", disse o Secretário.


O Mestre Junior Souza, líder do grupo Tambores e Cores, revelou em entrevista que o grupo foi criado pelo seu pai que também é um dos fundadores do Grupo Olodum. "Acabamos de chegar de uma turnê na Argentina onde comemoramos os 20 anos de fundação do nosso Grupo Tambores e Cores e apresentamos a nossa cultura musical, nosso ritmo e nossa dança para os irmãos argentinos. Aqui em Itamaraju trouxemos um pouco de nossa cultura para essas crianças e adolescentes, mas gostaríamos de vir com mais tempo para realizarmos um trabalho ainda maior com esses jovens de Itamaraju", disse ele.


O Secretário de Administração Léo Oss também acompanhou algumas apresentações e salientou da importância de fortalecer a cultura local, projetos como estes sempre são bem vindos em nosso município, parabéns a todos os envolvidos.


Davi Martins que também é mestre de Bandas Marciais em Itamaraju enfatizou: "É disso que nossos jovens precisam, de incentivos culturais para mostrar o talento que está oculto em cada um deles. Foi muito emocionante ver os alunos da APAE se divertirem e demonstrarem todo o talento tocando com a Grupo Tambores e Cores", disse.


Além de apresentações nas escolas municipais, o Grupo Tambores e Cores se apresentaram no centro da cidade na Praça da Rodoviária e no Estádio de Futebol Juarez Barbosa animando a Seleção Itamarajuense para a disputa da final do Campeonato Intermunicipal no último domingo.