Mappim

Secretaria de Educação comemora o Dia Nacional da Consciência Negra em Itamaraju

Por ASCOM Prefeitura em 21/11/2019 às 12:46:36

Com tema ser "Negro é minha essĂȘncia, minha história é minha resistĂȘncia", a prefeitura Municipal de Itamaraju promoveu através da Secretaria de Educação, evento comemorativo ao Dia Nacional da ConsciĂȘncia Negra.

O evento organizado pela Secretaria de Educação de Itamaraju aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores e contou com a presença de pais, alunos, educadores da rede municipal de ensino e autoridades locais.

Representando o poder legislativo o Vereador Mazuk Ribeiro, expressou alegria de poder acompanhar a desenvoltura e ações promovida pela secretaria, destacando a importância de investimentos na educação sendo primordial para a transformação da sociedade.

O Dia da ConsciĂȘncia Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Durante o evento o pĂșblico presente assistiu palestras e apresentações culturais de peças teatrais com temas apropriados para despertar a reflexão sobre a temĂĄtica.

De acordo com a professora e Articuladora Rita Valéria, o evento alusivo ao dia Nacional da ConsciĂȘncia Negra, faz parte de uma proposta pedagógica é um projeto das humanas e linguagem e estĂĄ na lei: "Trabalhamos na 4ÂȘ unidade a questão da identidade do negro, do empoderamento do negro porque sabemos que na nossa sociedade o negro ainda é discriminado. A nossa proposta é mostrar que o negro tem valor e que ele foi o protagonista da construção da história em nosso pais e que a beleza negra é uma beleza rara. Precisamos valorizar a cultura africana que faz parte do contexto de nossa história", enfatizou a professora Rita.

A data foi criada em 2003, sendo incluĂ­da no calendĂĄrio escolar de todo o Brasil, mas apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo paĂ­s, sem obrigatoriedade de feriado.

O dia faz referĂȘncia à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores lĂ­deres do movimento negro brasileiro, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.