mASCARA

Produtores de cacau participam de Seminário do Projeto Cacau 500 em Itamaraju

Por Cassio Marchesini em 24/10/2019 às 10:59:46


 

A prefeitura Municipal de Itamaraju através da Secretaria de Agricultura, realizou em parceria com a CEPLAC e o CESESB/FACISA, um Seminário regional do Projeto Cacau 500 - Manejo do Cacau de Alta Produtividade, entre os dias 22 e 23 de outubro de 2019. 

Produtores da região cacaueira estiveram presentes e participaram   do seminário de Tecnologia para Cacau de Alta Produtividade, no auditório do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB).

 

O Prefeito de Itamaraju Marcelo Angênica esteve no auditório da Faculdade e recepcionou os produtores desejando boas-vindas aos presentes. Em entrevista à imprensa local Angênica, destacou a importância do Cacau para a economia do município: "Esse Seminário Projeto Cacau 500 realizado aqui, é um evento que terá muitos reflexos positivos para a economia da lavoura cacaueira em nosso município e para toda a região. Todo itamarajuense sabe da importância do cacau para o nosso município no passado, esse evento resgata e mostra para os produtores que o cacau ainda é uma cultura que vale a pena investir e de fácil venda. Precisamos revitalizar a lavoura do cacau através de capacitação e conhecimento técnico, em especial o plantio de pequenos produtores que tem no cacau um dos seus meios econômicos mais importantes. Acredite conheça e invista porque vale a pena produzir cacau, eu acredito que com as novas técnicas, daqui a alguns anos, Itamaraju voltará ser um dos maiores produtores de cacau, como era no passado", enfatizou o prefeito.

 

A secretaria municipal de Agricultura, em parceria com a CEPLAC e Faculdade CESESB, ficou responsável pela logística e realização do evento, o Secretário Ivan Favarato Filho disse: "Graças a grandes parcerias conseguimos realizar esse evento riquíssimo em informações para os cacauicultores de nosso município e região, tivemos grandes palestrantes da CEPLAC que são conhecedores da cultura cacaueira e nos agraciou com informações valiosas para o setor de produção do cacau", destacou o secretário de Agricultura de Itamaraju.


O Dr. Jackson Cordeira de Almeida. representante do CESESB, prestigiou o evento e cedeu o espaço para a realização do seminário.


O representante da Ceplac em Itamaraju responsável pelo escritório local Jefferson Suassuna, também falou sobre a importância do Seminario do Cacau para toda a região: "Excelente evento para os produtores rurais que praticam a cacauicultura. Tivemos aqui informações importantes para revitalização do cacau em nosso município. Se os produtores aplicarem o que foi explanado no encontro terão uma melhora significativa em seus plantios", disse.


Ivan Costa e Sousa da CEPLAC, ministrou a palestra com o tema: Tecnologia do manejo de alta produtividade do cacaueiro. Com muita habilidade ele demonstrou a forma correta de lidar com o plantio de cacau e explicou que muitos produtores perdem dinheiro por falta de informação e conhecimento técnico.


Em entrevista ao repórter e radialista Amaral Júnior, o prefeito de Itamaraju agradeceu a presença de todos os produtores do município e da região que compareceram e abrilhantaram o evento. 

Outra palestra que chamou atenção dos produtores foi: Tecnologia do manejo do cacaueiro para alta produtividade, com ênfase em práticas de poda, desbrota, adubação modular e polinização natural, ministrada por Rosenilton Klecius Pereira Araújo.

O Programa Cacau 500 - foi desenvolvido com base em tecnologias geradas pelo Centro de Pesquisas do Cacau-CEPEC e levadas ao produtor de cacau por técnicos do Centro de Extensão-CENEX, da CEPLAC.


A metodologia de transferência de tecnologia é feita através da formação de grupos de produtores nos municípios do sul da Bahia, que vão praticando os ensinamentos em suas fazendas e elevando gradativamente a sua produção de cacau. 

 

A programação da quarta feira dia 23 incluiu um dia de Campo com visita de produtores na Fazenda Lote 07 propriedade do produtor Ivo Azevedo Brito.

 

Após a visita técnicos e produtores fizeram uma avaliação geral do Seminário.

Republicanos