Mappim

Prado: Mais de 100 famílias atingidas pelas fortes chuvas são beneficiadas com eletrodomésticos

Por DECOM - Prefeitura de Prado em 20/03/2023 às 07:49:57

131 Fogões e 124 geladeiras. Um total de 255 eletrodomésticos foram entregues às famílias do município do Prado, atingidos pelas fortes chuvas no período de 2021/2022, fruto da parceria entre a Prefeitura de Prado e o Governo do Estado da Bahia.

A cerimônia aconteceu neste sábado (18) no plenário da Câmara de Vereadores do Prado. Já a entrega de todos os itens, por questão de espaço, foi realizada na Quadra Poliesportiva do Colégio Municipal Anisio Teixeira (CMAT).

Um dos beneficiados pela ação, Elias Pereira da Silva (morador da Comunidade do Barro de Cima), lembrou emocionado dos momentos de aflição, que viveu com a água invadindo sua casa, ao comemorar a ajuda recebida. "É um conforto saber que não estamos desamparados e esses eletrodomésticos ajudam a melhorar nossa vida, tão sofrida do dia-dia", disse.

O evento contou com presenças de Fabya Reis (Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia), Valmir Assunção (Deputado Federal), Coronel BM Adson Marchesini (Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado da Bahia), Heber Santana (superintendente da SUDEC - Superintendência de Proteção e Defesa Civil), Gilvan Produções (Prefeito de Prado), Carlão da Saúde (vice-prefeito).

Além disso foi registrada a presença de Odilei Matos (Presidente da Câmara de Vereadores), Boloca, Luciana da Lookgas, Marciclei e Super Choque (vereadores), Jarbas Vieira (Secretário Municipal de Assistência Social), Jozeni Alves Bonfim (a Ny, Presidente da Câmara de Vereadores de Itamaraju), Evanildo Costa (Coordenador Nacional do MST), Valéria Chaves (Coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), dentre outros nomes.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Fabya Reis, "o socorro às famílias atingidas pelas fortes chuvas é um ato solidário de acolhimento à situação de vulnerabilidade pós-desastre", falou.

Segundo o representante da SUDEC (Superintendência de Proteção e Defesa Civil), Heber Santana, "ações como essa representam um alento de reconstrução, pra quem perdeu quase tudo, então, é um amparo às dificuldades enfrentadas pelos baianos, decorrentes do desastre das chuvas, ocorridas no período 2021/2022".

Já o vice-prefeito, Carlão da Saúde, destacou que "as fortes chuvas alagaram bairros, comunidades rurais e distritos, sem dizer dos estragos causados em estradas e rodovias, ainda assim, o município do Prado continuou crescendo e, no último censo do IBGE desponta dentre um seleto grupo dos municípios brasileiros com superação da meta de crescimento populacional, fruto do investimento na infraestrutura e no atrativo de pessoas para trabalhar, investir e viver no município".

O prefeito Gilvan Produções lembrou das "críticas de quem não acreditava na capacidade da atual gestão municipal e se depara com ações transformadoras na infraestrutura e no acolhimento das pessoas, então, essa é mais uma prova da força do trabalho que vem cuidando do povo pradense e revitalizando ruas, praças, mercados municipais, escolas e unidades de saúde, dentre várias ações e obras realizadas no município ", concluiu.