Mappim

Golfinho extremamente raro da espécie cachalote-anã é encontrado morto na praia de Corumbau, em Prado

Por Cassio Marchesini em 12/09/2019 às 13:00:26

Pescadores  do distrito de Corumbau, em Prado, encontraram na manhã da ultima quarta-feira, (11/09), um animal raro morto na praia. O registro do animal é considerado extremamente raro.

Não é comum esses animais da espécie Cachalote-anã aparecerem na região. A espécie ocorre preferencialmente ao largo da plataforma continental em águas extremamente profundas, tropicais e temperadas, podendo ser avistada solitária ou em pequenos grupos de até 6 indivíduos. Possuem a cabeça quadrangular com um órgão denominado espermacete, relacionado a sua flutuabilidade. Medem de modo geral 2,7m e tem coloração cinza-azulado escuro no dorso, com ventre mais claro. A boca é uma de suas características mais marcantes, assemelhando-se muito a de um tubarão. Apresenta ainda marcas brancas que dão a impressão de que possuem guelras, nadadeiras peitorais pequenas bem próximas a cabeça, assim como uma pequena nadadeira dorsal. Alimentam-se de lulas, pequenos peixes e crustáceos. São considerados ameaçados de extinção como todos os cetáceos.

Esse grupo pertence à ordem dos odontoceto (grupo dos golfinhos)  e possuem características como presença dentes e apenas um orifício respiratório. As orcas e o golfinho-nariz-de-garrafa são as espécies mais conhecidas entre os odontocetos.

"É uma espécie muito pouco estudada. Infelizmente a população removeu a mandíbula do animal, o que poderia nos ajudar a entender a idade do golfinho. Fazemos isso pela análise dos dentes. O pessoal quando encontra cetáceos encalhados devem tomar cuidados, pois o encalhe geralmente ocorre devido a problemas, e há muitas enfermidades que podem ser transmitidas as pessoas", explica Hernani, médico veterinário do Projeto Baleia Jubarte.

Uma equipe do Projeto Baleia Jubarte esteve no local e realizou os procedimentos necessários. O animal foi recolhido para estudos.