Mappim

Parceria da Secretaria Municipal de saúde e Caminhão da Mamografia já atendeu mais de 1.500 mulheres em Itamaraju.

Por Henrique Peixoto em 06/09/2019 às 13:56:57

A prefeitura municipal de Itamaraju, através da secretaria de Saúde, iniciou no dia 26 de agosto de 2019, o Mutirão da Saúde realizando procedimentos de mamografia através da parceria com o Ministério de Saúde, SESAB e secretaria municipal de saúde.

O mutirão da saúde e caminhão itinerante, que compõe o "Programa estadual de Rastreamento do Câncer de Mama" promove atendimento a mulheres do município de Itamaraju, com idade entre 50 e 69 anos.

Visitando o Mutirão de Saúde o prefeito Marcelo Angênica e secretário de saúde Elan de Lozinho, e outros secretários municipais, acompanharam os atendimentos que estão sendo ofertados população e conversou com diversos moradores.

Os procedimentos estão acontecendo na Praça Castelo Branco no centro de Itamaraju, com agilidade e eficiência atendendo o público alvo, toda ação conta com inúmeros profissionais da secretaria municipal de saúde, que apoiam os profissionais do programa de rastreamento da mama, cerca de 1.500 mamografias já foram realizadas e diversos atendimentos em andamentos.

O Prefeito Marcelo Angênica, destacou a importância da prevenção do câncer de mama, e parcerias que agilize atendimentos imediatos a população diminuindo o tempo de espera e diagnosticando casos, ressaltou todo empenho da gestão em proporcionar melhorias a comunidade itamarajuense. O secretário Elan de Lozinho, convidou a população comparecerem ao caminhão e participarem da campanha que salva vidas.

Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama, não é necessária a solicitação médica. A campanha atende gratuitamente mulheres com a faixa etária correspondente de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame munidas dos documentos pessoais originais: cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretaria municipal de saúde ainda está disponibilizando outros serviços essências a população nas imediações do mutirão de saúde: vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais; atividades educativas de prevenção em saúde e outras ações.

O Caminhão do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, permanecerá em Itamaraju até o dia 13 de setembro, ofertando atendimentos a população, a ação foi conquista através do empenho da gestão municipal e secretaria municipal de saúde, destacando a importância da prevenção contra o câncer de mama. Nos próximos dias outras ações de saúde estão previstas a serem realizadas no município