Mappim

A série Bates Motel: uma análise freudiana

Por Psicólogo André Souza em 01/05/2022 às 19:30:37

Neste texto será analisada a série de suspense e drama, Bates Motel, da Globoplay, que se baseia no filme, Psicose, de Alfred Hitchcock de 1960. Relata a história de Norma Bates e seu filho, Norman. Essa relação entre mãe e filho, numa abordagem freudiana, também revela um Complexo de Édipo. Não serão relatados os episódios nem o final, para não "acabar com a graça" de quem não assistiu ainda (risos).

A sinopse:

Após a misteriosa morte de seu marido, Norma Bates decidiu começar uma nova vida longe do Arizona, na pequena cidade de White Pine Bay, em Oregon, e leva o filho Norman, de 17 anos, com ela. Ela comprou um velho motel abandonado e a mansão ao lado. Mãe e filho sempre compartilharam uma relação complexa, quase incestuosa. Trágicos acontecimentos vai empurrá-los ainda mais. Todos eles agora compartilham um segredo obscuro (ADORO CINEMA, 2022, p. 01).

Os problemas psíquicos de Norman, 17 anos de idade, ficam mais claros a partir do episódio sete da terceira temporada, no total de cinco... Ele é diagnosticado com TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE, que, segundo American Psychiatric Association (2014), a característica definidora é também:

a presença de dois ou mais estados de personalidade distintos ou uma experiência de possessão (Critério A). Entretanto, a manifestação ou dissimulação desses estados de personalidade variam em função da motivação psicológica, do nível de estresse, de conflitos e dinâmicas internas e da resiliência emocional.

Períodos longos de perturbação da identidade podem ocorrer quando pressões psicossociais são graves e/ou prolongadas. Em muitos casos de transtorno dissociativo de identidade na forma de possessão, e em uma pequena proporção de formas que não envolvem possessão, as manifestações de identidades alternativas são bastante claras (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014, p. 292).

A citação direta, acima, se assemelha ao estado patológico de Norman. Mas também é claro que existe o Complexo de Édipo, pois ele sente desejo pela mãe.

Ferrari, Piccinini e Lopes (2013), afirmam que a função do filho é desprender de sua mãe seus desejos libidinais, com um objetivo de uni-los a um objeto concreto estranho. Ao se reconciliar com o pai, se conservado algum rancor a ele, querendo ser independente da tirania dele; como reação contra sua revolta infantil, se toma submisso.

Os neuróticos fracassam nessas funções. O filho permanece submisso ao pai; é incapaz de transferir sua libido para um objeto sexual estranho. Assim, o Édipo não é superado, pois as reivindicações da libido edípica são recalcadas e se tornam eternas. Esse processo gera a angústia de castração.

No caso do menino, que vê a mãe como uma propriedade dele, também será um grande rival do pai, gerando o Complexo de Édipo.

Baseando-se em Freud, Norman não é um neurótico, sim, um psicótico, pois se comporta de forma total e/ou parcial de desligamento da realidade, onde existe uma ligação negativa extrema com a mãe.

Conclui-se, então, que Motel Bates, além de ser uma série bem feita, com excelente enredo e bons atores, pode ser fonte de estudo pela Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise, desde quando aborda uma patologia psíquica, "comportamentos negativos" e um Complexo de Édipo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADORO CINEMA. Bates Motel. Disponível em: https://www.adorocinema.com/series/serie-10846/. Acesso em: 30 abril 2022.

American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Por André Luiz Alves de Souza

Psicanalista desde 2009, Itamaraju-BA e Salvador, atuando também na Policlínica de Itamaraju, Monte Sinai e Fisioderm. Atualmente, atendo online. Whatsapp: (73) 99973.6482 ou www.atendimentopsicanalise.webnode.com

25 anos como professor dos ensinos fundamental II, médio (Salvador e Itamaraju - BA) e superior (Facisa - Itamaraju; UNEB - Plataforma Freire - Teixeira de Freitas e Caravelas).

02 anos como Coordenador de Educação do MST-Bahia (1997 a 1999).

03 anos como desenhista projetista, atuando na CONCRETA e CONCREMAT, Salvador - BA.

Graduação em Licenciatura em Filosofia: Universidade Católica do Salvador (UCSal). Período: 1989 a 1992.

Graduação em Bacharelado em Filosofia - Universidade Católica do Salvador (3 matérias trancadas).

Pós Graduação em Psicopedagogia: Vale do Cricaré.

Formação em Psicanálise: Escola Superior de Psicanálise (ESPO) - Vila Velha - ES. Período: 19/10/07 a 06/11/09

Cursando o penúltimo período de Psicologia na Faculdade Pitágoras.

Cursando o 4° semestre de Licenciatura em Matemática na UNEB. Período: 2021 a 2024.

Cursos de extensão

Gestão e Políticas de Saúde: Pitágoras - 120h (2020),

Ética para Profissionais da Saúde: Pitágoras - 120h (2020).

Matemática Financeira para Análise de Riscos: Pitágoras - 120h (2020).

Políticas de Atenção Básica em Saúde: Pitágoras - 180h (2020).

Psicologia Aplicada ao Direito Penal: Pitágoras - 120h (2020).

Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]

https://www.instagram.com/andre.psicanalista.professor

Fonte da imagem:

https://nerdbreak.com.br/2020/09/01/bates-motel-estreia-globoplay/