Mappim

Coleta de lixo em Itamaraju: detalhes e sugestões

Por Psicólogo André Souza em 23/04/2021 às 20:37:34


Este texto foi motivado pela Articulação de Matemática de Itamaraju (grupo de professores mais a coordenação) que decidiu incluir o tema, lixo, na sequência didática, e também houve uma "necessidade cidadã" de tratar sobre o assunto...

Para coleta de dados, foi pesquisado o site BBC, e foram consultados: 1- o VEREADOR DANIEL NASCIMENTO, que em plenária expôs a sua preocupação sobre o tema em questão; 2- o SECRETARIO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E HABITAÇÃO, ANTONIO CHARBEL VIEIRA; 3- o COORDENADOR ANTÔNIO OSTILIANO, responsável pela coleta de lixo; 4- um trecho da sequência didática, sugerida pelo PROFESSOR E MESTRE, GUSTAVO.

1. Contexto de Itamaraju

Moradores colocam os sacos com lixo ao chão, onde outras espécies de animais, querendo se alimentar, espalham restos de comidas, papel higiênico com fezes e outros. Isso provoca falta de higiene, atraindo moscas e ratos, e também altera negativamente a paisagem.

1.1. Sugestões

Aos moradores: coloquem o lixo, próximo ao horário da coleta (ver abaixo).

À prefeitura: na medida do possível, instale lixeiras altas, simples, nas ruas e avenidas.

Aos transeuntes: caso produzam lixo, coloquem o lixo no bolso ou num saquinho.

Aos motoristas: caso produzam lixo, não joguem pela janela, sim, guardem dentro de seus veículos...

1.2. Horários da coleta de lixo em Itamaraju

É realizada em duas etapas, manhã e tarde (incluindo um pouco da noite), dividida em seis trechos.

Primeira etapa - Das 07h00min às 13h00min

Trecho 01

Cristo Redentor, São Domingos, Novo Prado, Canaã, Tarcisão, Monte Pescoço, Alvorada, Margens da BR 101, ruas D. Pedro e Piauí.

Trecho 02

Bela Vista, bairro Vista Bela, Urbis II, Condomínio Itatiaia, Condomínio Village das Pedras, Cabral, Furlan, Itatiaia, Italaje, Urbis III, Bairro Liberdade e Av. Liberdade.

Trecho 03

Feira da Cidade Alta, Av. ACM, Av. Brasil, Baixa Fria, S. Bernardo, 5 de Outubro, Carlos Gomes, Jaqueira, Primavera, Vale do Jucuruçu, Várzea Alegre e Corujão.

Segunda etapa - Das 14h0min às 20h00min

Trecho 04

Marotinho, Bairro de Fátima 'A'; Avenidas: Perimetral, Ângelo Polon e Várzea Alegre.

Trecho 05

BNH, Ruas: Carlos Gomes, 5 de Outubro, Ruy Barbosa, Campo Alegre, N. Alegria, C. Alves, Mem de Sá; Praça 2 de Julho, Rua Borba Gato, Bairro de Fátima 'B' e Av. João da Costa Fontoura.

Trecho 06

Centro, Bairro de Fátima 'C', Condomínio Avenida, Santo Antonio do Monte, Avenida ACM, Avenida Brasil, 31 de Março; Ruas: Joana Angélica, Imperatriz Leopoldina, Acre, Maria Quitéria, Quintino Bocaiúva, Pará, Paraná e Vista Alegre.

Observações:

A. Foi citado Bairro de Fátima A, B e C, pois é dividido em trechos diferentes.

B. Telefone da Secretaria de Obras: (73) 3294.3132

2. Contexto nacional

No Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, um aumento de pouco menos de 1% em relação ao ano anterior. Desse montante, 92% (72,7 milhões) foram coletados - uma alta de 1,66% em comparação a 2017, o que mostra que a coleta aumentou num ritmo um pouco maior que a geração. Apesar disso, 6,3 milhões de toneladas de resíduos ficaram sem ser recolhidos nas cidades.

Os dados fazem parte do Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), lançado hoje (8). Comparando com os países da América Latina, o Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na região (541 mil toneladas/dia, segundo a ONU Meio Ambiente).

"Os números mostrados no panorama colocam o Brasil numa posição muito abaixo de outros países que estão no mesmo nível de renda do Brasil. O nosso déficit é muito grande e nós precisamos realmente de medidas urgentes para não só recuperar esse déficit, como avançar em direção a melhores práticas de gestão de resíduos sólidos", disse o presidente da entidade, Carlos Silva Filho.

Os resíduos sólidos urbanos abrangem o lixo doméstico e a limpeza urbana - coletados nas cidades pelos serviços locais.

A tendência de crescimento na geração de resíduos sólidos urbanos no país deve ser mantida nos próximos anos. Estimativas realizadas com base na série histórica mostra que o Brasil alcançará uma geração anual de 100 milhões de toneladas por volta de 2030.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano

Por André Luiz Alves de Souza

Psicanalista desde 2009, Itamaraju-BA e Salvador, atuando também na Policlínica de Itamaraju, Monte Sinai e Fisioderm. Atualmente, atendo online. Whatsapp: (73) 99973.6482 ou www.atendimentopsicanalise.webnode.com

25 anos como professor dos ensinos fundamental II, médio (Salvador e Itamaraju - BA) e superior (Facisa - Itamaraju; UNEB – Plataforma Freire - Teixeira de Freitas e Caravelas).

02 anos como Coordenador de Educação do MST-Bahia (1997 a 1999).

03 anos como desenhista projetista, atuando na CONCRETA e CONCREMAT, Salvador – BA.

Graduação em Licenciatura em Filosofia: Universidade Católica do Salvador (UCSal). Período: 1989 a 1992.

Graduação em Bacharelado em Filosofia – Universidade Católica do Salvador (3 matérias trancadas).

Pós Graduação em Psicopedagogia: Vale do Cricaré.

Formação em Psicanálise: Escola Superior de Psicanálise (ESPO) – Vila Velha – ES. Período: 19/10/07 a 06/11/09

Cursando Psicologia na Faculdade Pitágoras. Período: 2018 a 2023

Cursando Licenciatura em Matemática na UNEB. Período: 2021 a 2024.

CURSOS DE EXTENSÃO

Gestão e Políticas de Saúde: Pitágoras - 120h (2020),

Ética para Profissionais da Saúde: Pitágoras - 120h (2020).

Matemática Financeira para Análise de Riscos: Pitágoras - 120h (2020).

Políticas de Atenção Básica em Saúde: Pitágoras - 180h (2020).

Psicologia Aplicada ao Direito Penal: Pitágoras - 120h (2020).

Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]

https://www.instagram.com/andre.psicanalista.professor

Fonte da imagem inicial:

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/BA/272/itamaraju