12/01/2018
30º Encontro do MST está sendo realizado em Salvador e Itamaraju é contemplado com um trator

O 30º Encontro Estadual do MST começou na quarta-feira (10) e vai durar até domingo (14), no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (CTN-SDR), em Salvador. O Encontro será um espaço de estudo, trabalho e projeção das lutas em defesa da Reforma Agrária Popular.


Cerca de 2 mil pessoas participaram dos encontros regionais, que segundo Evanildo Costa, da direção nacional do MST, demarcaram um momento importante ao resgatar a mística revolucionária e por fortalecer os debates mais amplos em torno da Reforma Agrária Popular.

                   


“É impossível pensar a luta pela terra, sem antes consolidarmos métodos organizativos que nos ajude a potencializar as diversas bandeiras de luta que caminham lado a lado com a ocupação do latifúndio improdutivo. Estou falando da participação das mulheres, da juventude, dos LGBTs e como essas questões se relacionam ao nosso horizonte estratégico e de projeto de sociedade”, pontuou Evanildo Costa.

      


De acordo com Leandro do MST, liderança de Itamaraju e do extremo sul baiano, está acontecendo uma programação diversa e o movimento pretende discutir temas como o atual momento político de retirada de direitos, comunicação, organicidade interna, cultura, gênero e educação do campo.

 

Leandro também informou que durante o evento foi entregue diversos tratores para várias cidades e a Itamaraju  foi contemplado.

Estão participando também do encontro, o Deputado Federal Vamir Assunção (PT), ex-governador da Bahia, Jacques Wagner, PC que também é um dos representantes do MST no Extremo Sul da Bahia, representantes de movimentos populares, organizações sindicais, partidos de esquerda e figuras históricas que têm contribuído de maneira direta ou indireta na luta pela terra no estado. 

Por Cassio Marchesini / Cocobongo

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe