11/04/2018
Por que Lula lidera pesquisa para presidente após condenação? Como entender essa contradição?


OBSERVAÇÃO: O formato deste texto não é acadêmico, mas seu conteúdo é baseado em fatos, pesquisas, argumentos e interpretação. 

Em pesquisa realizada, Lula, após escândalos e sua condenação, lidera as intenções de votos para as eleições de 2018, com 33,4%. Que contradição...! Por que isso ocorre?

Segue um breve resumo sobre a história de Lula (ver fontes no final do texto).

1- A infância de Luiz Inácio Lula da Silva é pobre. Aos sete anos de idade, com a família, se mudou para Santos - SP, “fugindo” do sertão pernambucano. Em 1956 se transferiu para a cidade de São Paulo. Trabalhou como vendedor ambulante, engraxate e office-boy, e aos 15 anos de idade se tornou aprendiz de torneiro mecânico.

2- Em 1970, após ficar viúvo, Lula se dedicou à causa sindical. Em 1973 se casou com Marisa. Em 1975 se tornou presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Em 1978, em plena ditadura militar, foi líder da primeira greve de operários do ABC paulista.

3- Em 1980, junto a intelectuais e líderes sindicais, fundou o PT. Foi o presidente do Partido dos Trabalhadores. Liderou uma grande greve de metalúrgicos. Foi preso durante 31 dias.

4- Participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

5- Em 1983, fez parte da frente suprapartidária para eleições diretas para a presidência da República com os governadores de São Paulo, Franco Montoro (PMDB) e Leonel Brizola (PDT), Rio de Janeiro.

6- Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte com a maior votação do país.

7- Em 1989, concorreu, representando a causa dos trabalhadores, à Presidência da República. Foi derrotado no segundo turno por Fernando Collor de Mello, e em 1994 e 1998, perdeu para Fernando Henrique Cardoso.

8- Em 1995, deixou a presidência do PT, se tornando presidente de honra do partido. Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com a maior votação da história: 50 milhões de votos. Em 2006 se reelegeu em segundo turno. Seu adversário foi Geraldo Alckmin (PSDB).

9- Governos Lula: 2003 a 2006; 2007 a 2011.

9.1. Na área econômica, principalmente na primeira gestão, seguiu a “linha” de FHC, buscando o controle da inflação e estabilidade do real. O governo Lula iniciou seu mandato com uma inflação de 12,53%. Em 2006, a inflação estava em 3,14%, terminando sua segunda gestão com um inchaço de 5,90%.

Houve crescimento médio do PIB de 4% ao ano, principalmente, pelo crescimento econômico de países como China, que se transformou na principal parceira do Brasil.

Os três principais produtos de exportação do Brasil foram a soja  (78,97% de todas as exportações); minérios de ferro (54,13%); petróleo (44,22%).

A crise internacional de 2008 não foi tão terrível para o Brasil, porque a economia interna estava fortalecida entre 2003 e 2007.

9.2. Criação de 10 milhões de empregos e a melhoria da condição econômica da maioria da população.

9.3. Crescimento da classe C, diretamente ligado com o aumento do salário-mínimo (2000-2013) e com o ampliação da disponibilização de crédito.

9.4. Ampliação dos programas de distribuição de renda, criados durante o governo FHC.

9.5. Lula, em pesquisa do Datafolha, divulgada em 17/12/2006, foi avaliado como o melhor presidente da História do Brasil, por 35% dos entrevistados; o ex-presidente Fernando Henrique, 12%; Juscelino Kubitscheck, 11%; Getúlio Vargas, 8% e José Sarney, 5%. Entre os entrevistados maiores de 60 anos, Vargas obteve o maior percentual, com 21%... Existiram 3 pesquisas..., e ele sempre foi o mais bem votado.

O Mensalão (1ª gestão), revelado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), em 6 de junho de 2005, publicado pelo jornal 'Folha de São Paulo', foi um esquema onde havia pagamento de propina a parlamentares para apoiar o governo federal. Cada um recebia R$ 30 mil por mês do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, entre 2003 e 2004. Lula negou que sabia... 

O STF decidiu pela condenação de 25 dos 38 réus do processo. Entre os condenados, José Dirceu, então ministro da Casa Civil, integrantes da cúpula do PT, Marcos Valério, políticos de diversos partidos e outros.

Bem depois de deixar o mandato, em julho de 2017, Lula foi condenado, na primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, caso do tríplex (Guarujá- SP). Em 24/01/2018, a sentença foi “confirmada”, em segunda instância. Mas a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão: corrupção e lavagem de dinheiro. Em 05/04/2018, o delegado decretou a prisão do petista, que se diz inocente. 

Por que Lula foi acusado pelo Ministério Público? Recebeu propina da empreiteira OAS de R$ 2,2 milhões, em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras (esquema Lava Jato), que foi paga em forma de reserva e reforma do apartamento tríplex, Guarujá-SP. A propriedade foi ocultada das autoridades.

A condenação e prisão de Lula são legais. Isto é fato, desde quando foi julgado por várias esferas da justiça após investigação.

Os que não gostam do PT, de Lula ou da esquerda afirmam que lugar de corrupto é na cadeia.

Aqueles que não se envolvem muito em questões politicas, “ficam calados”.

Petistas, alguns partidos de esquerda, e simpatizantes ao Lula ou ao PT afirmam que é ele inocente. 

Existem aqueles que acreditam que o Lula se corrompeu, mas gostam e torcem por ele (como é o caso do autor deste texto). 

Seguindo uma lógica judicial, Lula se corrompeu, é um criminoso e corrupto. Isto é um fato. Não vai poder se candidatar... Mas essa realidade se contradiz com todas as pesquisas realizadas após a sua condenação em segunda instância, onde o petista está na frente. A última foi coordenada pela CNT/MDA, divulgada em 06/03/2018. Ele lidera com 33,4%; Jair Bolsonaro (PSC-RJ), 16,8%; Marina Silva, 7,8%. Geraldo Alckmin (PSDB), 6,4%, Ciro Gomes (PDT), 4,3%; o senador Álvaro Dias (PODE); 3,3%; o senador Fernando Collor, 1,2%; o presidente Michel Temer, 0,9%; Manuela D´Ávila (PCdoB); Rodrigo Maia (DEM-RJ), 0,6%.

Por que Lula lidera as intenções de voto, mesmo após condenado? A explicação possível é que ele simboliza uma “causa social e politica” que supera e transcende suas atitudes humanas.

Essa simpatia e “crença” ao Lula, como possibilidade, é resultado de um conjunto de coisas.

1- A história dele, desde a infância ao período de luta pelos trabalhadores.

2- Sua convicção em seu discurso.

3- É carismático. 

4- Suas duas gestões foram bem sucedidas nas áreas econômicas e sociais.

Essas características fizeram que suas ideias se separassem das suas ações humanas, o tornando um símbolo de luta pelos mais pobres, mesmo ele sendo, hoje, rico. Pode-se afirmar que Lula está preso, agora, em 11/04/2018, mas como se transformou em simbologia, as suas ideias não estão aprisionadas e são admiradas por muitos...

Até a oposição e grupos antipetistas, quando critica o PT, “mira” principalmente em Lula, pois esse simboliza a causa do partido...      

Outro exemplo dessa separação entre as ideias dele e ele, enquanto um humano que errou, é que em 2006 foi reeleito para presidente, mesmo depois do mensalão e de uma propaganda “feroz” da oposição, sempre insinuando que ele sabia desse esquema, o associando à corrupção. O próprio petista admitiu que o PT errou.  

Conclui-se que segundo a justiça, o Lula é corrupto. Por isso, foi condenado e preso. Isto é fato. Mas ele aparece em primeiro lugar na última pesquisa para Presidente da República. Essa contradição ocorre, enquanto possibilidade, porque o petista virou uma simbologia de luta pelos trabalhadores e pelos mais pobres. O símbolo é eterno.  

Fontes consultadas:

Governo Lula (2003-2011)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-luis-inacio-lula-da-silva.htm  

Era Lula (2003-2010): Governo foi marcado por melhorias sociais e escândalos políticos.

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/era-lula-2003-2010-governo-foi-marcado-por-melhorias-sociais-e-escandalos-politicos.htm  

O Brasil de lula

http://www.scielo.br/pdf/nec/n91/a02n91.pdf  

Governo Lula: contornos sociais e políticos da elite do poder

http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1681.pdf  

A ERA LULA: Governo foi marcado por melhorias sociais e escândalos políticos

 

https://www.youtube.com/watch?v=9Z5iv_2vHr0  

Lula é eleito um dos líderes mais influentes do mundo pela "Time"

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2010/04/29/lula-e-eleito-o-lider-mais-influente-do-mundo-pela-time.htm  

DATAFOLHA APONTA LULA COMO MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1390663-5601,00-DATAFOLHA+APONTA+LULA+COMO+MELHOR+PRESIDENTE+DO+BRASIL.html  

Pela 3ª vez, Datafolha aponta Lula como o melhor presidente da história

https://www.revistaforum.com.br/pela-3a-vez-datafolha-aponta-lula-como-o-melhor-presidente-da-historia-brasil/  

Brasil é exemplo na redução da pobreza, segundo relatório da ONU

Indicadores sociais

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/09/brasil-e-exemplo-na-reducao-da-pobreza-segundo-relatorio-da-onu  

A BOLSA FAMÍLIA COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA MARIA

http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1340/Correa_Juciani_Severo.pdf?sequence=1  

Luiz Inácio Lula da Silva

http://www.sohistoria.com.br/biografias/lula/  

Lula e Bolsonaro seguem à frente em disputa eleitoral, aponta pesquisa CNT

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/03/lula-e-bolsonaro-seguem-a-frente-em-disputa-eleitoral-aponta-pesquisa-cnt.shtml  

Entenda a condenação de Lula no caso do triplex

https://g1.globo.com/politica/noticia/entenda-a-condenacao-de-lula-no-caso-do-triplex.ghtml  

Moro determina prisão de Lula para cumprir pena no caso do triplex

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/moro-determina-prisao-de-lula-para-cumprir-pena-no-caso-do-triplex-em-guaruja.ghtml  

STF nega habeas corpus contra prisão de Lula; veja como foi o julgamento

https://veja.abril.com.br/politica/ao-vivo-stf-julga-habeas-corpus-contra-prisao-de-lula/   

Moro condena Lula a 9 anos e meio de prisão

http://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/moro-condena-lula-a-9-anos-e-meio-de-prisao-bj8uooupkzdatzxctkrbrfcfq  

Classes C, D e E reúnem 68% dos brasileiros

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,classes-c-d-e-e-reunem-68-dos-brasileiros-imp-,1604195  

Relembre o que é o mensalão, veja os envolvidos e o que pode acontecer

https://noticias.uol.com.br/infograficos/2012/07/30/o-escandalo-do-mensalao.htm  

5 revelações curiosas sobre a prisão de Lula na ditadura

https://exame.abril.com.br/brasil/5-revelacoes-curiosas-sobre-a-prisao-de-lula-na-ditadura/  

● Por André Luiz Alves de Souza

● É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Cel.: 73 99973.6482 (Vivo-com whatsApp); 73 98829.7602 (Oi).  

● É professor concursado.

● É psicopedagogo.

● É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

● É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades.

● Licenciatura incompleta em Matemática.

● Escreve para o blog: http://comportamentoesociedade.zip.net.  

● Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe