13/09/2017
Trocou a esposa pela amante, e se arrependeu. Por quê?

Biologicamente, ter relação sexual não significa estar apaixonado ou amando.  O ser humano é a única espécie que se contradiz, pois ao mesmo tempo em que possui características de um animal, também pensa, raciocina, vive em sociedade, une amor ao sexo, possui sentimentos e moral, acredita em Deus, etc.


Enquanto ideal, numa sociedade democrática, num casamento deve haver amor. Este é uma mistura de muitas coisas, como confiança, cumplicidade, aconchego, admiração, respeito, sexo, paixão, etc.

Em alguns casos, quem trai, se separa do cônjugue, troca pelo amante (genêro masculino ou feminino) e depois se arrenpede, pois o “sexo” é tão bom ao instinto, que a pessoa confunde paixão de amor.

Quais são as alterações fisiológicas durante o ato sexual? 

CÉREBRO

É ele quem dá a largada, ordenando a produção de adrenalina, hormônio que faz aumentar a freqüência dos batimentos cardíacos. O cérebro também manda produzir dopamina, o neurotransmissor associado aos desejos de uma forma geral, como a vontade de comer, de beber e de fazer sexo. Com a excitação e o contato físico com o parceiro, os órgãos genitais devolvem ao cérebro novas mensagens de prazer, que estimulam ainda mais o sistema nervoso. Para impedir que a escalada de sensações cause uma pane nos neurônios, outra região do cérebro interrompe tudo com uma descarga de substâncias calmantes, as endorfinas. É quando acontece o orgasmo, clímax da relação sexual.

ÓRGÃOS GENITAIS

A pressão sangüínea no pênis chega a ficar 17 vezes maior do que a normal. Na mulher, o hormônio ocitocina se espalha pelo organismo, tornando várias áreas do corpo, como os seios e a boca, cada vez mais sensíveis à excitação sexual.

MÚSCULOS

A maior quantidade de sangue, que chega para assegurar o fornecimento de energia, também provoca a dilatação da musculatura. Após o orgasmo, costuma ocorrer sonolência. Durante uma relação sexual, são consumidas entre 420 e 660 calorias, o equivalente a três a quatro barras de 30 gramas de chocolate.

RESPIRAÇÃO

Para dar mais energia aos músculos, o pulmão precisa trabalhar mais e mais depressa. O número de inspirações sobe de 14 para 20 por minuto. Pouco a pouco, a respiração se torna mais profunda.

PELE

Com o maior bombeamento de sangue, a circulação periférica nos vasos mais próximos da pele se dilata, deixando a pele rosada e quente. O indíviduo transpira.

CORAÇÃO

Estimulado pela adrenalina, dobra o número de batimentos, a fim de suprir os músculos do corpo com mais energia, isto é, oxigênio.

Fonte: http://super.abril.com.br/saude/fusao-corpos-sexo-442970.shtml

Cita-se um caso. Um homem era casado há 15 anos com uma mulher. Tinha 2 filhos. Possuia a conciência que amava a esposa, mas a paixão entre os dois diminiuiu bastante, e o sexo esfriou, por causa da rotina. Traiu-a, “fez sexo” com várias mulheres.  

Mas um dia, o citado se paixonou por uma amante, largou a esposa e ficou com a amásia. Depois de uns 6 meses se arrependeu da separação. Percebeu que amava a “ex” e só era apaixonado pela amante. Por que isso?

A paixão é uma mistura de atração sexual, querer ficar junto e outras coisas. Pode gerar ou não o amor. Este é mais consolidado (ver 2º parágrafo). Mas a paixão pela amante foi tão forte que ele teve a sensação que não amava mais a esposa. Depois de 6 meses separado, sentiu falta da ex-mulher, e admitiu que a amava. Quis voltar. Chegou ter inicio de depressão.

Conclui-se que, quem ama, se estiver casado ou em uma união estável, se trair, entenda que “sexo é sexo” e “paixão é paixão”. Pode não ser amor.

● Por André Luiz Alves de Souza

● É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Telefone: 73 3294.3648. Cel.: 73 99973.6482 (Vivo-com whatsApp); 73 98829.7602 (Oi).   

É professor concursado.

● É psicopedagogo.

● É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

● É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades. 

● Escreve para o blog: http://comportamentoesociedade.zip.net. 

● Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.

 

 

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe