30/06/2017
Existe tratamento para controlar o desejo humano?

Desejo e razão estão sempre em conflito, dede quando o humano é um ser racional, mas também é animal. Assim, este texto é baseado num caso real, comportamental, onde os desejos superaram a consciência.

A esposa do homem X se internou num hospital. A irmã dessa mulher se hospedou na residência do casal, para cuidar do lar e das coisas. Resultado: o conjugue teve relação sexual com a cunhada, que engravidou. Para esconder o caso, ele pagou a uma pessoa para se passar pelo pai da criança. Um dia, a mulher descobriu a farsa, e houve uma discursão, na rua, com ofensas e conflitos físicos, denominado de “barraco”.    

Ao ler o fato, acima, se questiona porque o indivíduo X e sua cunhada não usaram preservativos? Por que a irmã traiu a própria irmã? Por que o marido traiu a esposa com a cunhada?

Schopenhauer, filósofo alemão, afirma que o ser humano sempre deseja; nuca se satisfaz. É vontade constante. Já Freud, médico neurologista e fundador da Psicanálise, diz que o desejo quebra as barreiras da razão.     

Freud (1927, p. 04), em O Futuro de uma Ilusão, diz que a sociedade tem que se proteger dos os impulsos cruéis dos indivíduos, que estão direcionados aos desejos. Diz:

o próprio indivíduo que sonha fica inteiramente despudorado e destituído de qualquer sentimento ou julgamento moral; além disso, vê todos os demais, inclusive aqueles por quem nutre o mais profundo respeito, entregues a atos com os quais ficaria horrorizado em associá-los quando acordado, até mesmo em seus pensamento. (FREUD, 1900, p. 101, apud VOLKET, 1875, 23)

Freud afirma que o humano possui instinto onde os desejos sexuais (não se referem apenas à relação sexual) derrubam ou estremecem a consciência.

O humano é um ser racional e animal. Essa dualidade provoca uma contradição entre o ideal e o real. Citam-se exemplos.

1- A moral vigente, no Brasil, que é proibido o uso de drogas ilícitas, determina que o indivíduo não pode fumar maconha, mas muitos se utilizam desse entorpecente,

2- Motivados pela religião, dois evangélicos (protestantes) se casam, prometendo, perante Deus, fidelidade. Depois de alguns meses, o marido descobre que a esposa o traiu com outro homem.

3- Uma pessoa Y não pode comer um tipo de alimento, mas, por desejo, ingere esse “bem” comestível.

Esses três exemplos, incluindo o fato citado no segundo parágrafo, revelam que o humano é movido por razão e desejo, que, em muitas vezes, não se entendem. Assim, existe tratamento para isso?  E impossível exterminar a vontade, pois teria que excluir o instinto. Todavia é possível haver um controle. Pode-se procurar ajuda de alguns profissionais, como o psicanalista, psicólogo e outros. A fé religiosa pode inibir alguns desejos, mas, não, todos. Yoga ou meditação também são meios viáveis.

Conclui-se que o humano possui desejo e razão, que são fenômenos antagônicos. Mas o indivíduo tem a capacidade de pensar sobre as suas vontades. Se houver procura por um profissional para esse caso, é com o objetivo de se controlar, não, excluir...

SITES CONSULTADOS:

O DESEJO EM FREUD

http://www.ibamendes.com/2016/11/o-desejo-em-freud-nocao-de-desejo-desde.html  

Schopenhauer: O mundo como vontade e representação

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/schopenhauer-o-mundo-como-vontade-e-representacao.htm

LIVRO CONSULTADO:

FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização e outros Trabalhos (1927-31). in ESB, Obras Psicológicas Completas. Vol XXI Rio de Janeiro – Imago, 1996.

● Por André Luiz Alves de Souza

● É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Telefone: 3294.3648. Cel.: 73 99973.6482 (Vivo - com whatsApp); 73 98829.7602 (Oi).   

É professor concursado.

● É psicopedagogo.

● É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

● É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades. 

● Escreve para o blog: http://comportamentoesociedade.zip.net. 

● Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.

 

 

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe