05/01/2017
Acreditar, compreender e respeitar. Qual a diferença?

Este texto se pauta na relação social entre as pessoas, na atual sociedade democrática capitalista, que se baseia, essencialmente, em um ideal de lei igual para todos. Por isso, é inevitável a confusão entre os termos ACREDITAR, RESPEITAR e COMPREENDER.

De acordo com o Dicionário Aurélio (2016), entre outros conceitos, ACREDITAR significa julgar, supor e possuir fé religiosa. Em resumo, é um juízo de valor movido por uma crença moral ou religiosa. Não obedece às verdades cientificas e filosóficas.

O termo COMPREENDER significa entender e perceber. É um processo oriundo da razão, que segundo Chauí (2000), é o que dar sentido ao ser humano existir.

RESPEITAR, entre outros significados, expressa, com respeito a alguém ou a alguma coisa, cumprimentos e recomendações. É  um processo racional, ético, onde o individuo ou um grupo é orientado e condicionado por leis, conhecimentos, convicções, crenças morais e religiosas, a aceitar a escolha do outro (opção lícita).

Exemplificam-se três casos.

Primeiro. Um professor explica que, cientificamente, o ser humano é um animal racional; possui características, como, fome, sede, fazer sexo, se reproduzir, morrer, defecar, urinar, etc. Uma aluna cristã, batizada numa igreja protestante (evangélica), contesta, afirmando que o homem não pode ser animal, pois é o único filho de Deus; foi feito à semelhança dele.

O docente falou à discente que ela não precisava acreditar nele nem na ciência e nem na filosofia, sim, na bíblia, mas ela tinha que COMPREENDER o assunto, mesmo não acreditando. A aluna acatou ao professor, respeitando e entendendo o tema da aula.

Segundo. Numa palestra um psicanalista afirma, baseado em estudos científicos, que o homossexualismo não é considerado uma doença. Falou também que há uma diferença entre IDENTIDADE DE GÊNERO e ORIENTAÇÃO SEXUAL, mostrando conteúdos de diversas bibliografias sobre os assuntos. Alguns homens feminizados e algumas mulheres masculinizadas podem não ser “homossexuais”.

No momento do debate um indivíduo falou que tudo que foi exposto era uma aberração à natureza, era uma mentira, afirmando que os homossexuais eram doentes, e que não respeitava os direitos deles. Homem tinha que ser macho e namorar com mulher.

Esse caso revela que a pessoa que discordou do palestrante, compreendeu o tema, de forma racional, mas não respeitou os conhecimentos apresentados.

Ele, o discordante, poderia não ACREDITAR no exposto, mas deveria COMPREENDER o conteúdo e RESPEITAR os homossexuais, que são cidadãos amparados por lei.  

Terceiro. No whatsapp, referente a politica partidária, existem diversas ironias a diversos partidos. Especificamente, se alguém receber uma mensagem em forma de charge (desenho) contrária as suas convicções politicas, como lidar com isso? E impossível criar um debate cientifico e filosófico via esse recurso virtual. A discussão é sempre artificial. Por isso, RESPEITAR o que a outra pessoa posta é salutar. Se o conteúdo for falso, é possível enviar links de noticias ou estudos que neguem a tal “mentira”.

Se alguém participar de um grupo, perceber falta de respeito, intolerância, pode ser contrário. Se não houver mudança de postura, o incomodado tem uma opção, que é sair da comunidade virtual. Essa alternativa não significa que fará inimizade com os membros.  

Conclui-se que, ACREDITAR é um juízo de valor. Cada grupo ou individuo possui suas opiniões, independente da realidade empírica ou racional. COMPREENDER é entender, racionalmente, algum fato concreto ou abstrato. RESPEITAR é justamente aceitar as “diferenças externas”.

Mais informações sobre o assunto:

EDUCAÇÃO E VALORES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a13.pdf  

Por que a falta de respeito e de comprometimento é tolerada?

http://vyaestelar.uol.com.br/post/3549/por-que-a-falta-de-respeito-e-de-comprometimento-e-tolerada?/etica01.htm  

Redação do Enem: colunista do G1 escreve texto sobre intolerância religiosa

Andrea Ramal, colunista do G1, escreve texto baseado no tema do Enem 2016. Tema foi divulgado pelo Inep às 13h30 deste domingo (6).

http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/redacao-do-enem-colunista-do-g1-escreve-texto-sobre-intolerancia-religiosa.ghtml  

A Decisão Médica em Cuidados Intensivos – Uma Análise à Luz da Filosofia dos Valores

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1022/1/18096_ulsd_dep.17638_TESE_MESTRADO_AS_17022009.pdf

● Autor: André Luiz Alves de Souza

Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.

● Dr. André é psicanalista. Cel.: (73) 99973.6482.

● É professor concursado, mas trabalha no PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE, atendendo alunos da rede municipal à Policlínica.

● É psicopedagogo.

● É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

● É professor de cursos para concursos.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

Significado de Acreditar. Disponível em https://dicionariodoaurelio.com/acreditar. Acesso em nov. 2016.         

Significado de Compreender. Disponível em https://dicionariodoaurelio.com/compreender. Acesso em nov. 2016.         

Significado de Crer. Disponível em https://dicionariodoaurelio.com/crer. Acesso em nov. 2016.          

Significado de Respeito. Disponível em https://dicionariodoaurelio.com/Respeito.  Acesso em nov. 2016.         

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe