22/08/2018
Por que é difícil admitir que o humano é uma espécie de animal?

O ser humano é uma espécie de animal, sim, desde quando é dependente de leis naturais, embora tenha a capacidade de manipular a natureza e acreditar em Deus. Mas porque é difícil de admitir isso? 

O humano é um animal racional. O que isso significa? É regido por leis naturais, como, por exemplos: nasce e morre; tem que respirar, dormir, se alimentar, ingerir líquido, defecar, etc. Além disso, tem a capacidade de pensar, que o faz manipular elementos naturais, acreditar em Deus, viver em sociedade, etc. Ou seja, é dependente de regras da natureza, e ao mesmo tempo tem o poder de transcender e pensar sobre as coisas.

O humano é incluído na classe dos mamíferos, que são animais vertebrados, com glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes; possuem pêlos ou cabelos; dentes diferenciados; têm diafragma, uma membrana muscular que separa o tórax do abdome, auxiliando na ventilação dos pulmões.

Quais são as características em comum aos mamíferos? Todos possuem sistemas circulatório, respiratório, excretor, nervoso, digestório e reprodutor. Sem esse processo, nenhum animal sobrevive.

O ser humano se diferencia de outras espécies por ter consciência das coisas: construir, destruir e transformar; acreditar no sobrenatural e ter fé em Deus ou em deuses; manipular a natureza, etc. 

Tudo o que foi dito é fato e é empírico. Mas porque existem muitas pessoas que negam isso, incluindo até alguns acadêmicos? Sem dúvida, a religião cristã, considerada a maior religião do mundo, determina o ideal de moral e ética. Enxerga o homem como criação de Deus.  

O que a diz a bíblia, livro sagrado dos cristãos?

1- “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gênesis 1:27). Esta afirmação nega que o homem é um animal, pois é a semelhança do criador.

2- “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. (Gênesis 1:29-30).

Esse trecho nega que o humano é um ser carnívoro, que possui dentes caninos, uma das características do mamífero. 

3- “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR”. (Isaías 65:25).

Nessa parte, o homem e todos os animais eram vegetarianos.

É óbvio que a bíblia é um livro de fé para fieis que acreditam em Jesus Cristo, filho de Deus. Não é um livro científico, que se baseia em experiências.

Ou seja, a maioria das pessoas que acreditam no cristianismo não admite que o humano é uma espécie de animal, para não ir contra sua fé e contra a moral cristã.  

A fé, a ciência, a filosofia e nenhum tipo de conhecimento têm a capacidade de impedir o funcionamento das características dos animais, como por exemplos, nascer e morrer, beber e comer, excretar, reproduzir, etc.       

O humano é um ser contraditório, pois ao mesmo tempo em que é animal e possui instinto, tem a capacidade de pensar e transcender; é um ser racional. Daí existe um conflito entre o desejo e o ideal de ser o que não é.   

Conclui-se que o ser humano é um animal mamífero racional. É   dependente das leis da natureza, mas também pensa, manipula..., tem consciência das coisas, transcende o mundo natural, cria morais, etc. Mas isso é negado pela fé religiosa...  

Fontes consultadas:

Mamíferos

https://www.infoescola.com/biologia/mamiferos/  

Vertebrados

http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_4/4-Vetebrados.pdf

MAMÍFEROS

http://www.liceuasabin.br/medio/files/arquivos/area_professor/13383838390.pdf

MAMÍFEROS

http://colegiomichel.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Aula-de-Mam%C3%ADferos.pdf

Mamíferos

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/classe-mammalia.htm

Sistemas corpóreos: Respiração, digestão, circulação e outros sistemas.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm

O Corpo Humano

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/corpohumano.php

O “animal humano”

http://www.interleft.com.br/loparic/zeljko/pdfs/animhumano_80.pdf

O conceito de animal político em Aristóteles

https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-conceito-animal-politico-aristoteles.htm

Animais, homens e sensações segundo Descartes

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2004000200008

Para o filósofo inglês Hobbes, o homem é essencialmente mau

http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/11/para-o-filosofo-ingles-hobbes-o-homem-e-essencialmente-mau.html

DIFERENÇA ENTRE O HOMEM E ANIMAL

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/filosofia/diferenca-entre-homem-animal.htm

 

https://www.researchgate.net/publication/298198963_A_recusa_da_definicao_de_homem_como_animal_racional_na_Segunda_Meditacao_1a_Parte

3. O Significado do Homem: Seu Dever e Seu Deleite (Gênesis 1:36-31, 2:4-25)

https://bible.org/seriespage/o-significado-do-homem-seu-dever-e-seu-deleite-g%C3%AAnesis-136-31-24-25  

● Por André Luiz Alves de Souza

● É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Cel.: 73 99973.6482 ● Por André Luiz Alves de Souza

● É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Cel.: 73 99973.6482 (Vivo-com whatsApp); 73 98829.7602 (Oi).  

● É professor concursado.

● É psicopedagogo.

● É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

● É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades.

 ● Licenciatura incompleta em Matemática.

● Escreve para o site, www.cocobongo.com.br.

● Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com .

 

 

 

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe